• Lajeado

Reconstrução, ciência e vida: Marcelo Gleiser palestra em Lajeado

O astrofísico e intelectual de renome mundial, pela primeira vez na região, em 23 de setembro.. O evento, gratuito e aberto à comunidade, busca oferecer uma nova perspectiva para a sociedade em um momento de reconstrução e superação pós-tragédias climáticas


Por Rodrigo Gallas

Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 ás 12:47

Atualizado segunda-feira, 25 de agosto de 2025 ás 12:47

Reconstrução, ciência e vida: Marcelo Gleiser palestra em Lajeado

Epicentro da maior inundação da história do Brasil, o Vale do Taquari carrega marcas das tragédias, algumas invisíveis. Reconhecida como uma região com vocação ao trabalho e com coragem para resistir, a reconstrução pós-inundações de 2023 e do ano passado perpassa também a relação da comunidade com a própria natureza.

A retomada da vida vai além de construir casas, estradas, pontes. Também há um processo íntimo, da relação das pessoas. Como forma de parar para pensar, Lajeado recebe o intelectual, expoente mundial, Marcelo Gleiser. Pela primeira vez na região, o astrofísico, pesquisador e escritor palestra no dia 23 de setembro, no Centro Cultural da Univates.

“O Rio Taquari, berço das nossas cidades, de riqueza natural, que tanto nos ofereceu, agora nos dá medo”, realça a vice-reitora da Univates, presidente do Conselho de Desenvolvimento (Codevat), Cintia Agostini.

Para ela, o encontro traz a oportunidade de se reconectar com os conhecimentos a partir do olhar de Marcelo Gleiser. “Relembrar o nosso momento no Vale do Taquari e olhar para essa perspectiva de como podemos nos repensar e compreender melhor nossa relação com o ambiente e com os outros. Talvez para que não sejamos mais tão duros com nós mesmos.”

“Esse será um momento singular, para termos uma discussão profunda sobre a nossa existência, o cuidado com a vida e a ciência como ferramenta de superação”, realça a professora universitária, Luciana Turatti.

Na avaliação de Cintia, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham um momento para repensar a própria existência, a relação com a natureza e com os outros. “A formação dele traz essa perspectiva. De conseguirmos entender melhor o nosso papel neste planeta, na nossa região e na nossa cidade. O Marcelo vai nos trazer provocações e insights fundamentais”, ressalta.

A professora Luciana Turatti acrescenta: “a vinda de Marcelo Gleiser é uma oportunidade única de termos um dos intelectuais mais importantes no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial”.

O diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, realça a importância do evento. “Tê-lo no Vale do Taquari é motivo de orgulho, pelo ineditismo e o respeito que ele conquistou no mundo. Uma pessoa única, em uma região onde pulsa o empreendedorismo consciente. Ele converge com nosso modelo social.”

Intitulada “Reconstruir e Reencantar: Ciência, Consciência e o Cuidado com a Vida”, a palestra propõe uma reflexão que transcende o campo da ciência. A programação é uma realização do Grupo A Hora e da Univates, conta com patrocínio do Sicredi e apoio do Governo de Lajeado, Associação do Ministério Público do RS e da Associação dos Municípios do Vale do Taquari.

Raridade da vida

As pesquisas e obras de Gleiser abordam a formação do planeta, as explicações científicas junto com uma observação singular sobre espiritualidade. No livro mais recente do cientista, “O Despertar do Universo Consciente”, explora a evolução do universo desde o Big Bang para, no final, argumentar sobre a raridade da vida.

Neste aspecto, o autor faz um convite para o reencantamento com o mundo e com a vida. Para Luciana Turatti, essa mensagem é o que o Vale do Taquari precisa ouvir. “A gente passa a compreender melhor a preciosidade que é o planeta e a preciosidade que é a vida, talvez a gente estabeleça novas relações”, realça.

A vinda de Gleiser para o Rio Grande do Sul em setembro inclui apresentações em eventos em Bento Gonçalves, Porto Alegre e Lajeado. No Vale do Taquari, a palestra ocorre em 23 de setembro, às 18h30min.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados: estudantes, professores, empresários, gestores públicos e a comunidade em geral. As inscrições estão abertas pela internet, no portal Minha Entrada (confira abaixo).

Reconhecimento mundial

Professor titular de física e astronomia no Dartmouth College (EUA) há mais de 30 anos, Marcelo Gleiser se consolidou como um dos grandes divulgadores científicos do planeta. O currículo é vasto: com doutorado pelo King’s College de Londres, é autor de centenas de artigos científicos e dezenas de livros com traduções em 18 línguas.

Sua excelência em pesquisa e ensino foi reconhecida em 1994, quando recebeu o Presidential Faculty Fellows Award do então presidente norte-americano, Bill Clinton. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a receber o prestigioso Prêmio Templeton, considerado o “Nobel da espiritualidade”, pelo trabalho na integração entre ciência e humanidades, honra que divide com nomes como Madre Tereza, o Arcebispo Desmond Tutu e o Dalai Lama.

O diferencial de Gleiser, avalia Luciana Turatti, está na capacidade de tornar o conhecimento científico acessível a todos. “Ele é bastante conhecido por se colocar nessa condição de divulgador científico, pois traduz tudo isso que ele pesquisa efetivamente dentro da academia em uma linguagem acessível e mais, digamos assim, encantador para aqueles que não pertencem a esse mundo”.

Quem é Marcelo Gleiser

  • Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de março de 1959
  • É físico teórico, cosmólogo e escritor
  • Atual professor de Física e Astronomia no Dartmouth College (EUA) desde 1991. Em 1999, foi nomeado Professor Appleton de Filosofia Natural
  • Reside atualmente na Toscana, Itália
  • Fundador do Instituto ICE (Institute for Cross-Disciplinary Engagement)
  • Fundador do think tank “The Island of Knowledge” (2024), dedicado a questões científicas e filosóficas fundamentais, saúde planetária e florescimento humano.

Prêmios

  • Prêmio Templeton (2019): Considerado o “Nobel da espiritualidade”, reconhece sua contribuição excepcional ao diálogo entre ciência e espiritualidade. Ele foi o primeiro latino-americano a receber essa distinção
  • Presidential Faculty Fellows Award (1994): Concedido pela National Science Foundation e pela Casa Branca, por excelência em pesquisa e ensino
  • Membro da American Physical Society: Por sua contribuição significativa para a física
  • Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil): Por contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico
  • Prêmio José Reis de Divulgação Científica: Por sua capacidade de comunicar conceitos científicos complexos ao público

LIVROS
(best-sellers traduzidos para 15 idiomas)

  • A Dança do Universo (1997): Estabeleceu-se como um divulgador científico, conectando física teórica com cosmogonias.
  • O Fim da Terra e do Céu (2001): Detalha sua biografia e como isso influenciou na visão integradora entre ciência e outras formas de conhecimento.
  • A Harmonia do Mundo (2006): Aborda conhecimentos de grandes cientistas e como ajudou na própria formação.
  • Criação Imperfeita (2010): Demonstra evolução filosófica e questionamento de dogmas científicos.
  • A Ilha do Conhecimento (2014): Articula uma visão original sobre os limites do conhecimento.
  • A Simples Beleza do Inesperado (2016): Revela facetas da biografia e como as experiências moldaram sua visão de mundo.
  • O Despertar do Universo Consciente (2023): Sua obra mais recente, sintetiza décadas de contribuições e o posiciona como defensor global da sustentabilidade.

Formação Acadêmica

  • Graduação com honras em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1981.
  • Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em apenas um ano.
  • Doutorado em Física Teórica no King’s College London em 1986.
  • Pós-Doutorado no Fermilab (1986-1988) e no Instituto Kavli de Física Teórica (1988-1991).

Serviço Palestra

  • Reconstruir e Reencantar: Ciência, Consciência e o Cuidado com a Vida, com Marcelo Gleiser
  • Data – 23 de setembro, a partir das 18h30min
  • Local – Teatro da Univates Ingressos gratuitos mediante inscrição

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.