• Coqueiro Baixo

Ponte garante acesso seguro à BR-386

Estrutura de 22 metros substitui passagem provisória e permite tráfego de veículos de até 100 toneladas


Por Rodrigo Gallas

Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 ás 13:48

Atualizado quinta-feira, 21 de agosto de 2025 ás 16:32

Ponte garante acesso seguro à BR-386

A nova ponte sobre o Arroio Bonito, na localidade de Barra do Fão, já está em funcionamento. Na manhã desta quinta-feira, 21, o trânsito de veículos foi liberado, restabelecendo de forma definitiva a principal ligação entre Coqueiro Baixo, Travesseiro e a BR-386.

Desde terça-feira ,19, as secretarias de Obras dos dois municípios trabalhavam para concluir os serviços finais de preenchimento das cabeceiras e acabamento da estrutura. Durante esse período, o acesso à rodovia ficou bloqueado, obrigando motoristas a utilizarem rotas alternativas.

Durante a enchente do ano passado, a travessia tornou-se uma rota alternativa estratégica para toda a região. “Antes, o fluxo era de cerca de 300 veículos por dia, mas, no auge da emergência, chegou a mais de 4 mil veículos diários passando por aqui”, lembrou o prefeito de Coqueiro Baixo, Luciano Ongaratto.

“É uma entrega que muda a realidade da nossa região. Foram dias de muito trabalho, mas agora temos uma ponte segura e preparada para atender as necessidades da comunidade e do setor produtivo”, destaca o prefeito.

Estrutura definitiva

A ponte, de 22 metros de extensão, 7 metros de altura e 14 de vão, foi construída com recursos da Defesa Civil, no valor superior a R$ 600 mil, além de contrapartida do município — somando mais de R$ 800 mil em investimentos. A estrutura tem capacidade para veículos de até 100 toneladas.

Segundo Ongaratto, a nova ponte representa um avanço logístico importante. “Antes, tínhamos que interditar o desvio alternativo com chuvas mais intensas. Agora, estamos garantindo um acesso permanente e confiável, essencial para o transporte e para o desenvolvimento regional”, reforçou.

Acesso e próximos desafios

Apesar da liberação da ponte, a estrada de acesso até a localidade de Pedras Brancas, com cerca de 7 quilômetros de extensão em chão batido, segue sendo um desafio. O município busca recursos em programas como Funrigs, Pavimenta RS e no Ministério do Turismo para viabilizar a pavimentação do trajeto.

“A ponte é uma conquista, mas precisamos avançar também na infraestrutura viária. Estamos em contato com deputados, ministérios e o Governo do Estado porque Coqueiro Baixo, sozinho, não tem condições de arcar com essa obra. Mas seguimos firmes, porque essas melhorias são estruturantes e fundamentais para toda a região”, concluiu o prefeito.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.