• CANUDOS DO VALE

Ponte da Esperança reconecta município

Nova travessia substitui a antiga, derrubada pela enchente de maio. Inauguração oficial ocorreu neste sábado


Por Rodrigo Gallas

Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 ás 14:18

Atualizado quarta-feira, 17 de setembro de 2025 ás 14:18

Ponte da Esperança reconecta município

“É a obra mais importante da história de Canudos do Vale”. A frase do prefeito Maico Berghahn resume o sentimento da comunidade, com a entrega da nova ponte que reconecta a cidade. A solenidade, na manhã deste sábado, 26, foi marcada por discursos emocionados e também por descontração e até música ao vivo.

Com 70 metros de extensão e 7,20 metros de largura, a ponte sobre o Arroio Forquetinha conta com duas pistas de rolamento e passagem para pedestres. A antiga estrutura havia sido levada pela enchente de maio. Desde então, travessias improvisadas faziam a ligação para motoristas e pedestres dentro da cidade.

Ao lembrar de todo o drama e dos momentos de dificuldade enfrentados pelo município desde a inundação de 2024, Berghahn destaca o orgulho ao ver, novamente, a cidade com uma ponte que se torna também um cartão-postal para a cidade.

“Passa um filme na nossa cabeça. Hoje é um dia de agradecer às parcerias, a boa interlocução com o governo federal. Estamos reconectando uma cidade que ficou dividida. De um lado, moradores, parque de máquinas e posto de saúde. De outro, os mercados, igreja e prefeitura”, frisa.

 

Apoio federal

Secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen elogiou o trabalho feito por técnicos do município, essencial para execução do projeto da nova ponte, e comemorou a entrega de mais uma obra na região, afetada por grandes enchentes entre 2023 e 2024.

“Éssa obra é resultado de um trabalho coletivo muito forte, todo o esforço que se fez no município, pela comunidade em geral, pelas entidades. Agora começa a aparecer o resultado da reconstrução propriamente dito”, comenta.

O investimento total da obra da ponte supera os R$ 3 milhões, com contrapartida do município. “Muita coisa não é mais possível recuperar, como as vidas que se perderam. Mas naquilo que é possível, o esforço coletivo está possibilitando. É um dia simbólico e importante”.

 

Resiliência

Para o prefeito de Sério e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Moisés de Freitas, a obra representa resiliência e a capacidade da comunidade de Canudos do Vale em se unir em prol da reconstrução.

“A comunidade está de parabéns por essa grandiosa obra. Canudos do Vale é representativo para toda nossa região. Me sinto lisonjeado e feliz por perceber companheiros correndo atrás e conseguindo recursos para viabilizar a reconstrução”, destaca.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.