• LAJEADO

Para enfrentar enchente, Estado instala gabinete de crise

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 27, durante reunião coordenada pelo governador Eduardo Leite com integrantes das principais áreas do governo


Por Eloisa Silva

Segunda-feira, 30 de junho de 2025 ás 13:47

Atualizado segunda-feira, 25 de agosto de 2025 ás 19:27

“Nossa prioridade é agir com rapidez e coordenação
“Nossa prioridade é agir com rapidez e coordenação", destacou o governador (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)

Diante da previsão de um novo episódio crítico de chuvas no RS neste fim de semana, o governo estadual anunciou a instalação de três gabinetes avançados de crise da Defesa Civil, que funcionarão em Lajeado, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. As estruturas terão papel estratégico no monitoramento em tempo real das regiões com maior risco e na articulação regional das ações de resposta e prevenção.

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 27, durante reunião coordenada pelo governador Eduardo Leite com integrantes das principais áreas do governo – segurança, infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, comunicação, assistência social e defesa civil. O objetivo do encontro foi revisar protocolos e planejar ações preventivas para minimizar os impactos da instabilidade meteorológica.

Segundo a Defesa Civil estadual, há risco de chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos principalmente na Serra, no Vale do Taquari e no Vale do Rio Pardo.

Além dos gabinetes regionais, está prevista para o fim do dia uma reunião virtual entre o governador e prefeitos, além de coordenadores regionais da Defesa Civil, para reforçar a integração entre Estado e municípios e garantir a execução dos planos de contingência locais.

“As estruturas avançadas nos ajudarão a responder com agilidade e coordenar o suporte às regiões mais vulneráveis. Nossa prioridade é agir antes que os efeitos da chuva se intensifiquem, com todos os órgãos mobilizados para proteger vidas e reduzir danos”, afirmou Leite.

As equipes do governo estão em prontidão e a população deve seguir os canais oficiais da Defesa Civil e as orientações das autoridades locais. Em caso de emergência, os contatos são os telefones 190 (Brigada Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.