• COMPRA ASSISTIDA

Novas moradias representam o recomeço a 35 famílias do Vale

A assinatura do contrato da casa própria nessa quarta-feira, 2, na Caixa Econômica Federal, em Lajeado, representa o recomeço para 35 famílias do Vale do Taquari atingidas pelas enchentes de maio de 2024. Os beneficiados são de Lajeado, Estrela, Colinas,…


Por Eloisa Silva

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 ás 15:00

Atualizado quinta-feira, 03 de julho de 2025 ás 15:00

Famílias beneficiadas de Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado e Taquari assinaram os contratos através do programa federal da “Compra Assistida”. (Fotos: Daniély Schwambach)
Famílias beneficiadas de Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado e Taquari assinaram os contratos através do programa federal da “Compra Assistida”. (Fotos: Daniély Schwambach)

A assinatura do contrato da casa própria nessa quarta-feira, 2, na Caixa Econômica Federal, em Lajeado, representa o recomeço para 35 famílias do Vale do Taquari atingidas pelas enchentes de maio de 2024. Os beneficiados são de Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado e Taquari, contemplados por meio do programa federal da “Compra Assistida”, voltado à reconstrução de vidas após as catástrofes climáticas no Rio Grande do Sul.

Entre os contemplados está Eva Cardoso Birck, 44 anos, moradora do Bairro Marmitt, em Estrela. Ela revive a angústia dos momentos em que sua casa foi sucessivamente atingida pelas cheias. “Na enchente de setembro a gente voltou pra casa, mas em novembro, com parte do telhado já estragado, acabamos saindo. Quando pensamos em voltar e arrumar o que restava, outra casa caiu em cima da nossa. Perdemos tudo”, relata.

A demora no processo burocrático deu lugar à esperança. Nos próximos dias, Eva e sua família se mudam para o novo lar, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. “Demorou demais, mas agora é um alívio. A gente queria continuar em Estrela, mas como não conseguimos, escolhemos Lajeado, que também é perto do trabalho e da escola.”

Após perder a casa em que moravam em Estrela, Eva e sua família recomeçam uma nova fase da vida em Lajeado

Outra beneficiária é a aposentada Celma Pereira Lord, 63 anos. Moradora de Estrela, desde a enchente de maio está abrigada na casa da irmã. Com a ajuda do programa, ela irá retornar à terra natal, Venâncio Aires. “Dessa vez caiu tudo, perdi o que tinha. Dava enchente, a gente limpava e voltava, até que no fim caiu tudo. Não tem mais como voltar pra lá, aquele lado não tem mais condições.”

Celma também recorda o sofrimento da filha, que perdeu uma casa recém-construída. “Agora, o que ela tinha virou em nada, mato tomando conta. Agradeço a Deus todo dia pela vida e pela saúde. Quase perdi minha outra filha com as crianças nas enchentes de setembro. Perdemos os bens, mas salvamos o mais importante: a vida.”

As entregas fazem parte do compromisso do Governo Federal de agilizar semanalmente a liberação de novas moradias. No Rio Grande do Sul, já são 3,5 mil famílias contempladas, sendo 750 no Vale do Taquari. Além disso, há novos empreendimentos habitacionais em análise.

Celma morava em Estrela e, após perder sua casa, encontrou um novo lar na cidade de Venâncio Aires. (Foto: Maira Schneider)

O secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, reforça o esforço do governo em acelerar o processo de entrega das moradias. “Sabemos que há uma série de transtornos para as famílias, para a região e buscamos acelerar ainda mais a viabilização e doação das casas. As localidades atingidas são quase sempre as mesmas, por isso, quanto mais agilizarmos, menos famílias serão impactadas em futuros eventos climáticos.”

Segundo ele, a meta é garantir celeridade no acolhimento das vítimas. “Estamos trabalhando para que todas as famílias atingidas pelas catástrofes climáticas possam receber suas moradias com seriedade e agilidade.”

As ações de reconstrução têm se tornado essenciais não apenas para devolver tetos às famílias, mas também para resgatar a dignidade de quem perdeu tudo — menos a esperança.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.