As condições da VRS-835, que liga a cidade à BR-386, são motivo de preocupação do poder público. Uma comitiva liderada pelo prefeito Fabiano Brandão esteve em Porto Alegre, na quinta-feira, 6, e levou a demanda ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A solicitação é pelo recapeamento total de cerca de 9 quilômetros de extensão.
Por se conectar à rodovia federal, a VRS-835 é a principal rota de acesso de Paverama à Região Metropolitana, Litoral e Região Sul do estado. Conforme Brandão, desde a implantação da praça da CCR Via Sul, em 2020, a estrada virou também percurso alternativo por parte de motoristas de fora para escapar da cobrança de pedágio.
Com o aumento do tráfego de veículos pesados, as condições da via se deterioraram. Por isso o município pede que a via seja incluída entre as prioridades do Daer para o próximo ano.
“Boa parte do trânsito na BR que vai a Teutônia, ou que sobe à Serra, em vez de seguir para Fazenda Vilanova, prefere entrar em Paverama”, explica o prefeito. Segundo ele, o trânsito pesado dos últimos anos faz a estrada ficar muito prejudicada.
Além de melhorar as condições logísticas para o escoamento da produção local e a mobilidade urbana, o pedido do município é motivado pelos riscos de acidentes, devido aos buracos e desgastes na sinalização. Conforme Brandão, a última obra de recapeamento ocorreu em 2007. Desde então, foram efetuados apenas trabalhos pontuais de reparos na pista.
“O Daer vem aqui a cada mês fazer manutenção, pois estão abrindo cada vez mais crateras. Mas a manutenção que é feita, com a primeira chuva, já abre tudo de novo após a passagem dos caminhões”, comenta Brandão.
A administração municipal conclui obras de melhorias em cerca de dois quilômetros da parte já municipalizada da VRS-835, no bairro Morro Bonito, próximo à entrada da cidade. Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões para recapeamento, implantação de calçada e alargamento da via com acostamento.
A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva. Participaram também a presidente Legislativo de Paverama, Ana Sirlei de Vargas, e o vereador David de Moura. De acordo com o retorno da autarquia, a via deve receber investimentos no início de 2024.
Obra concluída em Teutônia
Acerca de outra demanda da microrregião ao Daer, o órgão estatal comunicou na tarde de ontem a conclusão das obras de reparo na ERS-419, entre Teutônia e Poço das Antas. O serviço foi realizado próximo à Associação dos Funcionários da Languiru, onde a enxurrada de 16 de junho provocou um deslizamento ao lado da pista. O valor da obra foi de R$ 500 mil.