As obras da nova ponte na Avenida Daltro Filho, em Roca Sales, entram em uma nova etapa. A partir de segunda-feira, 29, começam as escavações, segundo o prefeito Jones Wünsch, o Mazinho. Nesta semana, foram concluídas a sondagem do solo e os ajustes na tubulação.
Com investimento de R$ 14 milhões do governo federal, a construção será executada pela empresa Traçado Construções e Serviços Ltda., de Erechim, vencedora da licitação. O prazo contratual é de 18 meses, mas, como as vigas estão sendo produzidas na sede da construtora, a expectativa do prefeito é que a travessia esteja pronta até março de 2026, a tempo da retomada da ExpoRoca.
O projeto prevê a construção de uma galeria de 190 metros de extensão e 11 de largura, ocupando uma área de dois mil metros quadrados. A ponte ficará um metro acima da cota registrada na enchente do ano passado. O recurso federal destinado à obra também inclui a revitalização de parte da Avenida Daltro Filho, a instalação de gabiões e obras de contenção nas encostas.
Durante a execução, será criado um desvio para veículos de pequeno porte, cujo trajeto será divulgado pela prefeitura. Caminhões deverão utilizar a Rua 21 de Abril enquanto os pequenos carros poderão acessar a galeria durante o serviço.
A nova ponte é aguardada desde as enchentes de setembro de 2023, quando o arroio Sete de Setembro transbordou com a cheia do Rio Taquari. A força da água dividiu o centro da cidade, destruiu ruas e imóveis, e atingiu empresas como o Curtume e a JBS, além de interromper completamente a passagem de pedestres e veículos.