• MUÇUM

Município recebe comitiva da Defesa Civil da Itália para visita técnica

O objetivo da visita foi promover uma troca de experiências entre países que enfrentam desafios semelhantes diante dos eventos climáticos extremos


Por Eloisa Silva

Quinta-feira, 17 de julho de 2025 ás 16:24

Atualizado quarta-feira, 27 de agosto de 2025 ás 13:21

Município recebe comitiva da Defesa Civil da Itália para visita técnica

Muçum recebeu nesta quarta-feira, 16, uma comitiva da Defesa Civil da Itália para uma visita técnica aos locais impactados pelas inundações. A agenda iniciou com um encontro na Destilaria Muçum do Brasil, localizada na Linha Santa Lúcia. O objetivo da visita foi promover uma troca de experiências entre países que enfrentam desafios semelhantes diante dos eventos climáticos extremos.

A delegação italiana é composta por profissionais com ampla atuação nas áreas de prevenção e resposta a desastres naturais. Integram o grupo: Valerio Caruso, Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Angela Corina, especialista em sistemas de alerta precoce e gestão de riscos hidrogeológicos, Damiano Giordani, engenheiro da Proteção Civil da Região Autônoma Friuli Venezia Giulia e Luca Rosiello, oficial do Corpo Nacional Italiano de Bombeiros.

A vinda da comitiva reforça a importância da cooperação internacional no enfrentamento das mudanças climáticas e no aprimoramento das estratégias de resiliência e recuperação. O roteiro incluiu uma passagem pelo Cristo Protetor e uma palestra na prefeitura de Encantado. Entre as autoridades presentes durante a visita estavam integrantes da Defesa Civil Estadual e da OIM, agência da ONU para migrações.

“É uma honra recebê-los aqui e poder compartilhar as experiências e evoluções que vocês já tiveram no combate às inundações e conhecer um pouco da nossa realidade e os desafios que são muito grandes”, comentou o prefeito Mateus Trojan. O cônsul Caruso agradeceu a hospitalidade e reforçou que toda a comitiva acompanhou a situação passada por Muçum e região diante dos desastres climáticos. “Quero expressar a minha solidariedade, mas também a minha admiração por toda resiliência demonstrada e capacidade de se reerguer diante de tudo que passaram”, disse.

Após a recepção, a comitiva e autoridades presentes passaram pelo bairro Fátima, um dos locais mais afetados pelas cheias, e fizeram uma parada no cemitério de Muçum. “É impressionante e muito triste estar aqui, com os pés onde tudo aconteceu, é totalmente diferente. Ver toda destruição faz com que valorizemos ainda mais o esforço da comunidade para se reerguer depois da tragédia. Estamos aqui em missão e espero que levemos como um exemplo o que vimos para que isso não aconteça na Itália”, comentou Caruso.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.