• LAJEADO

Município assina ordem de início do programa Desassorear RS

A iniciativa busca o desassoreamento de pequenos rios e arroios e faz parte do Plano Rio Grande


Por Eloisa Silva

Quinta-feira, 10 de julho de 2025 ás 16:19

Atualizado terça-feira, 26 de agosto de 2025 ás 18:56

Foto: reprodução/redes sociais
Foto: reprodução/redes sociais

O governo de Lajeado assinou, nesta quarta-feira, 9, a ordem de início de serviço do programa estadual Desassorear RS, cujo objetivo é garantir melhor vazão dos cursos d’água para reduzir o risco de alagamentos em períodos de chuvas intensas. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre.

A iniciativa busca o desassoreamento de pequenos rios e arroios e faz parte do Plano Rio Grande – programa de Estado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Com investimento total de R$ 300 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), atualmente tem 85 frentes em andamento em 62 municípios. Já foram finalizados 49 projetos em 26 cidades.

Serão sete pontos de rios e arroios beneficiados com serviços de limpeza, remoção de bancos de areia, sedimentos e vegetação no município. Serviço tem cerca de R$ 4,5 milhões de investimento e projeção de remoção de 7.000 m³ de material.

Papel das prefeituras

A prefeituras têm papel importante no Desassorear RS, pois cadastram os trechos prioritários para as intervenções estruturantes e de prevenção do programa, buscando reduzir riscos de transbordamentos em áreas vulneráveis das comunidades. Durante a cerimônia, a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, falou em nome dos demais municípios contemplados.

“É meu terceiro mandato na política e vi o que mudou quando se tem o governo estadual próximo aos municípios. A prefeitura não tem capacidade de fazer tudo sozinho: precisamos do apoio estadual e federal”, disse Gláucia.

Também estiveram presentes no evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, da Cultura, Eduardo Loureiro, e de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.