Em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Marques de Souza, nesta sexta-feira, 22, o Grupo A Hora apresenta o projeto multimídia Vale Vivo ao prefeitos da região, selecionado entre as 20 propostas contempladas globalmente pelo Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público (IFPIM, na sigla em inglês).
A iniciativa tem como objetivo acompanhar a reconstrução do Vale do Taquari após as tragédias climáticas que atingiram a região em 2023 e 2024, além de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos nas obras anunciadas pelos governos.
Entre as principais ações está a instalação de 30 câmeras em pontos estratégicos do Vale do Taquari. Elas transmitem imagens em tempo real das obras de reconstrução, permitindo que a população acompanhe o andamento das intervenções, além do desenvolvimento de um aplicativo que permitirá à população acompanhar as obras e fiscalizar a aplicação de recursos públicos.
Lançamento do aplicativo ocorre no dia 23 de setembro, às 18h30, no Teatro da Univates, durante palestra do cientista e professor de Física e Astronomia, Marcelo Gleiser.