O governo federal autorizou, na semana passada, o pagamento de equalização de juros para uma nova linha de capital de giro voltada a cooperativas agropecuárias gaúchas, impactadas pelas enchentes ocorridas em 2024. A medida, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), viabiliza R$ 303,3 milhões em financiamentos com taxas subsidiadas por meio dos programas Pronaf Agroindústria e Procap-Agro.
O crédito será operacionalizado por cinco instituições financeiras – Banco do Brasil, Banrisul, BNDES, Caixa e Sicredi – com juros de 8% ao ano para cooperativas da agricultura familiar e de 10% ao ano para as de médio e grande porte. O objetivo é garantir capital de giro às entidades que enfrentam dificuldades para manter suas atividades e honrar compromissos financeiros após os prejuízos causados pelas chuvas.
Além das condições específicas de financiamento, os projetos de reestruturação apresentados pelas cooperativas precisarão ser validados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado (Sescoop/RS), sem custos adicionais. O diagnóstico que embasou a criação da linha foi conduzido pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, com apoio da Ocergs, FecoAgro/RS e do próprio Sescoop/RS.