• ARROIO DO MEIO

Em parceria com UFRGS, Arroio do Meio estuda instalar réguas digitais

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a startup Tidesat, da UFRGS, e tem o objetivo de melhorar os sistemas de alerta e monitoramento em períodos de enchente


Por Eloisa Silva

Quinta-feira, 26 de junho de 2025 ás 17:39

Atualizado segunda-feira, 25 de agosto de 2025 ás 19:23

Foto: Gabriel Santos
Foto: Gabriel Santos

O governo de Arroio do Meio analisa a possibilidade de instalar réguas digitais de monitoramento nos rios Taquari e Forqueta.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a startup Tidesat, da UFRGS, e tem o objetivo de melhorar os sistemas de alerta e monitoramento em períodos de enchente.

Conforme o vereador Rodrigo Quinot (PL), que está encaminhando o projeto, reuniões com a Secretaria de Planejamento já foram realizadas para discutir qual tecnologia será empregada.

Em entrevista à Rádio A Hora, Quinot afirma que a proposta inicial é utilizar o recurso e viabilizar a instalação em três pontos de medição, um no distrito de Palmas, outro em Forqueta e outro no bairro Navegantes.

“A cidade precisa de uma medição digital em tempo real. Estamos estudando tecnologias utilizadas em outras cidades para definir a mais adequada dentro dos recursos disponíveis”, afirma Quinot.

A iniciativa conta com o apoio da Defesa Civil local e do gabinete do deputado estadual Capitão Martim (Republicanos). Uma emenda parlamentar de R$ 200 mil foi sinalizada para viabilizar o projeto, e o recurso está empenhado, aguardando o cadastro pela prefeitura para ser liberado.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.