Foi inaugurado nesta quarta-feira, 23, no Parque Municipal João Batista Marquese, em Encanatdo, o novo poço tubular profundo que vai reforçar o abastecimento de água para os moradores do bairro Lambari, incluindo os loteamentos Fumagalli e Jardim das Fontes. A estrutura, que tem capacidade para produzir 30 mil litros de água por hora, beneficiará diretamente cerca de 2 mil pessoas e representa a primeira entrega do plano de ação da Corsan para qualificar o sistema de abastecimento no município.
Com investimento de R$ 420 mil, incluindo a perfuração do poço e a instalação de 500 metros de rede de água, o novo sistema permitirá que o bairro deixe de ser abastecido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Estrada do Pinheirinho. A mudança garante maior segurança hídrica à população local, já que a ETA foi severamente afetada durante a enchente do mês passado, quando o alagamento obstruiu as bombas de captação e causou desabastecimento em diversos pontos da cidade.
Durante a solenidade de inauguração, a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, destacou a importância da obra. “A inauguração do poço é o início de um trabalho mais visível, para que a população compreenda o que está sendo feito. Muitas ações são técnicas e passam despercebidas, mas esse marco demonstra nosso compromisso. Temos a expectativa de entregar ainda mais três poços para resolver os atrasos no fornecimento que ocorrem em momentos de crise”, reiterou durante a solenidade.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Encantado, Caetano Turatti, também celebrou a entrega. “O governo seguirá cobrando com firmeza as melhorias no abastecimento. A inauguração desse poço representa uma resposta concreta a uma demanda antiga da comunidade, especialmente após as catástrofes de 2023 e 2024. Com essa nova fonte, a tendência é que os problemas diminuam significativamente. Agora, o Jardim das Fontes e o Loteamento Fumagalli passam a
ter um serviço mais estável e de melhor qualidade”, salientou.
Plano de ações
A obra faz parte de um conjunto de ações da Corsan para ampliar a segurança e eficiência do sistema de abastecimento de Encantado. Entre as medidas em andamento, estão:
- Monitoramento de pressão e regulagem de válvulas no bairro Jacaré;
- Instalação de telemetria e troca de quadros de comando nos boosters;
- Uso de geofonia para detectar vazamentos invisíveis;
- Instalação de um novo crivo no sistema de captação para evitar obstruções.
Até o final de 2025, a Corsan prevê a perfuração de mais poços tubulares profundos em Encantado. A expectativa é que, no primeiro quadrimestre de 2026, o município opere com abastecimento exclusivamente por poços, mantendo a ETA como reserva técnica.