O Conselho Gestor do Plano Rio Grande aprovou, nesta terça-feira, 24, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, ligando a RS-129, em Estrela, à RS-130, em Cruzeiro do Sul. O investimento, de R$ 358,7 milhões, será financiado com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs).
A estrutura terá 3,1 quilômetros de extensão e deve ser concluída em até 18 meses, prazo definido em razão das regras de aplicação do fundo. O valor inclui R$ 295 milhões destinados à execução do projeto e da obra, além de recursos para desapropriações.
Segundo o governo estadual, a nova ponte será construída em área de cotas mais altas em relação à cheia histórica de 2024, servindo como alternativa para desafogar o tráfego intenso na BR-386, entre Estrela e Lajeado. O edital de licitação será lançado nos próximos dias, e a empresa vencedora ficará responsável pelo projeto executivo e pela execução da obra.
Prefeituras de Estrela e Cruzeiro do Sul também assumiram o compromisso de agilizar os processos de sua responsabilidade, como desapropriações e licenciamento.
Ao apresentar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental na Univates, em Lajeado, na semana passada, o governador Eduardo Leite destacou que o empreendimento atende a uma demanda histórica da região. “É uma medida concreta para fortalecer a logística regional, ampliar a resiliência climática e garantir a continuidade do desenvolvimento econômico no Vale do Taquari”, afirmou.