Representantes favoráveis à pavimentação da Fazenda Lohmann buscam identificar os moradores lindeiros à ERS-129 que ameaçaram ingressar na Justiça para impedir a retirada de cercas na faixa de domínio do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). O objetivo é solucionar o impasse e viabilizar o início efetivo das obras.
Saiba mais: Comunidade reage com indignação à ameaça de ação judicial contra obra da ERS-129
“Não estamos ameaçando, queremos apenas mostrar o quanto a população pode deixar de ganhar ao ingressar com uma ação que não terá êxito, a não ser atrapalhar a obra. Se o processo for ajuizado, sem sucesso, quem sairá prejudicada é a comunidade. Nesses casos, os moradores impactados têm o direito de buscar reparação judicial”, comenta o representante Alexandre Dentee.
A remoção das cercas é necessária para a pavimentação do trecho entre Roca Sales, Colinas e Estrela, aguardada há anos pela comunidade. Para o representante, a situação gera indignação, já que se trata de uma pequena parcela de moradores resistentes.
“De modo geral, a demarcação fica a dois metros da via. Eu acho ridículo uma pessoa deixar de valorizar sua área e a comunidade por causa de uma faixinha de terra que nem é aproveitada”, comenta. Segundo Dantee, a maior intervenção em áreas particulares deve ocorrer no trecho conhecido como “curva do Bicudo”, onde o proprietário autorizou a execução da obra.