• ESTADO

Bacia Taquari-Antas será a primeira a receber estações

A instalação deve iniciar em agosto, os locais exatos ainda estão sendo definidos


Por Eloisa Silva

Sexta-feira, 27 de junho de 2025 ás 15:45

Atualizado segunda-feira, 25 de agosto de 2025 ás 19:25

Instalação dos equipamentos iniciou por Marau, cidade do norte do RS por onde passa um dos afluentes do Rio Guaporé. (Foto: divulgação)
Instalação dos equipamentos iniciou por Marau, cidade do norte do RS por onde passa um dos afluentes do Rio Guaporé. (Foto: divulgação)

A Bacia Hidrográfica Taquari-Antas será a primeira do Rio Grande do Sul a receber os novos equipamentos de monitoramento previstos no projeto de instalação de 130 estações hidrometeorológicas no Estado. Pelo menos 17 pontos de medição no formato nowcasting de “missão crítica”, estão previstos para a região. A instalação deve iniciar em agosto.

Os locais exatos ainda estão sendo definidos. A responsável pela implantação, a empresa MKS Desenvolvimento Agrário e Ambiental, atua neste momento na etapa de microlocalização, com equipes presentes no Vale. É um trabalho que consiste em avaliar em campo se os pontos pré-mapeados possuem as condições técnicas ideais para instalação dos sensores.

“É uma fase extremamente importante, na qual são identificados todos os requisitos técnicos para refinamento dos locais inicialmente previstos. Isso garante uma melhor cobertura das áreas a serem monitoradas e evita frustrações, caso um ponto anunciado depois se mostre inviável”, explica a gestora da MKS, Graciane Pomatti.

Segundo ela, embora o projeto já tenha uma malha macro desenhada com base em análises remotas, alguns pontos precisaram ser realocados, inclusive em áreas altas da bacia do Taquari, por ausência de condições adequadas no terreno.

Análises de campo e critérios técnicos

Graciane também ressalta que a divulgação de uma lista de municípios contemplados, no momento, é precipitada, pois ajustes ainda estão sendo feitos com base em análises de campo e critérios técnicos. “O mais adequado neste momento é mostrar a importância do projeto, os benefícios para a população e em que fase ele está”, reforça.

As estações hidrometeorológicas vão integrar o Sistema de Alerta Hidrometeorológico do Estado, que permitirá o monitoramento em tempo real de chuvas, níveis de rios e demais variáveis meteorológicas, com foco em prevenção e resposta a eventos climáticos extremos.

Entenda

  • O serviço contratado inclui a instalação do conjunto de suporte das estações hidrológicas (com sensores de nível de rio e precipitação) e das estações meteorológicas (com sensores de velocidade e direção do vento, umidade, pressão atmosférica, temperatura e precipitação);
  • As 130 estações incluem leitura de dados hidrológicos e 17 delas também fazem também a leitura de dados meteorológicos;
  • A primeira etapa do processo incluiu mobilização, elaboração do plano de trabalho e mapeamento para as estações previstas. Agora, ocorre a etapa chamada de microlocalização.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.