• ANTA GORDA-ILÓPOLIS

Municípios assinam convênio para recuperação de estradas rurais

Programa é destinado às cidades que decretaram situação de emergência em razão das enchentes de 2024


Por Eloisa Silva

Sexta-feira, 04 de julho de 2025 ás 14:18

Atualizado terça-feira, 26 de agosto de 2025 ás 14:49

Secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou a importância dos convênios inseridos no Plano Rio Grande - Foto: Ascom Seapi
Secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou a importância dos convênios inseridos no Plano Rio Grande - Foto: Ascom Seapi

Nesta quarta-feira, 3, mais 48 municípios assinaram convênio com o governo do Estado para receber até R$ 300 mil cada para a recuperação de estradas rurais, entre eles Anta Gorda e Ilópolis, no Vale do Taquari. O programa, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), é destinado às cidades que decretaram situação de emergência em razão das enchentes de 2024.

Até o momento, já são 222 municípios que assinaram o convênio, dos 356 inscritos no edital. O recurso foi disponibilizado pelo governo do Estado, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), e somam quase R$ 107 milhões. Os demais municípios contemplados seguem com a tramitação dos processos para posterior assinatura dos convênios.

Aplicação dos recursos

O recurso poderá ser utilizado para a contratação de horas-máquinas de equipamentos como trator esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão, motoniveladora (patrola), pá carregadeira e caminhão prancha, além da aquisição de insumos como brita, saibro e cascalho, de acordo com o plano de trabalho enviado pelos municípios e aprovado pela área técnica da Seapi.

A presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Adriane Perin de Oliveira, enfatizou que é “muito importante estar investindo o possível e o impossível para recuperar as estradas depois de uma enchente devastadora e, agora, os grandes fluxos de água”.

Melhorias dos acessos ao escoamento da produção

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou a relevância de celebrar atos solenes como este, “porque a gente tem que divulgar o trabalho que é feito pelo governo do Estado, mas também tem que manifestar e enaltecer o trabalho de quem tá lá na ponta, daquele produtor que precisa escoar a produção e precisa da estrada, que precisa da brita, do saibro, precisa do caminhão, da patrola, da retroescavadeira ou do rolo compactador”, ressaltou.

Brum acrescentou que sensibilizados a isso, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza, apresentaram este convênio através da Seapi para atender ao pleito dos municípios dentro das iniciativas do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado por Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.