O governo do Estado anunciou a instalação de réguas digitais nos pilares da ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, em Arroio do Meio. A medida integra um plano de monitoramento hidrometeorológico que prevê a implantação de 130 estações em diferentes regiões do Rio Grande do Sul até o fim de agosto.
O projeto foi apresentado na tarde de ontem, 18, a prefeitos da região, durante reunião na sede do Ministério Público em Lajeado. O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Sérgio da Fonseca Diefenbach.
A empresa catarinense MKS foi contratada pela Defesa Civil Estadual para executar o serviço. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta a eventos extremos, como cheias e deslizamentos, por meio da coleta e integração de dados em tempo real.
No Vale do Taquari, além da estrutura na ERS-130, outro ponto de instalação confirmado é a torre de captação da Corsan, localizada na rua Campos Sales, no bairro Navegantes, em Arroio do Meio.
As estações contam com sensores que enviam informações a cada 15 segundos, câmeras e um software supervisório. O sistema permite o cruzamento de dados com imagens de satélite, radares meteorológicos e dados de barragens, promovendo a integração entre municípios e o Estado.
Durante o encontro, também foram debatidos os desafios operacionais e os investimentos complementares necessários para garantir a eficácia do sistema e o fortalecimento da rede de prevenção a desastres naturais.