• NO VALE DO TAQUARI

Desassorear RS retirou mais de 287 mil metros cúbicos de sedimentos

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), por meio do Eixo 1, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), está em andamento em cidades de diferentes regiões do Estado, levando mais segurança às comunidades…


Por Eloisa Silva

Quinta-feira, 03 de julho de 2025 ás 15:41

Atualizado quinta-feira, 03 de julho de 2025 ás 15:41

Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), por meio do Eixo 1, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), está em andamento em cidades de diferentes regiões do Estado, levando mais segurança às comunidades em relação aos impactos das chuvas. No Vale do Taquari e no Vale do Rio Pardo, regiões mais atingidas pelas enchentes de 2023 e 2024, já foram retirados 584.733,00 metros cúbicos de sedimentos, volume expressivo dentro do total já removido pelo Desassorear RS, que soma 1,3 milhão de metros cúbicos, conforme dados atualizados de 2 de julho.

Treze projetos já foram concluídos nos municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ibarama, Imigrante, Mato Leitão, Muçum, Passa Sete, Teutônia e Travesseiro, totalizando a retirada da 287.934,18 metros cúbicos de sedimentos.

Vinte e sete projetos já estão em andamentos nos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Colinas, Encantado, Estrela, Forquetinha, Marques de Souza, Pantano Grande, Passa Sete, Poço das Antas, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teutônia, Venâncio Aires, Vera Cruz e Vespasiano Corrêa, totalizando até o momento a retirada 296.798,82 metros cúbicos de sedimentos.

O prefeito de Imigrante, Germano Stevens, afirma que os resultados do trabalho realizado no Arroio da Seca, que removeu 47.198,08 metros cúbicos de resíduos, já são visíveis. “Nas chuvas da semana passada, fomos pouco impactados graças ao Desassorear, pelo volume retirado. O bairro Esperança estava sempre em risco, após o Desassorear não tivemos mais risco. Não transbordou em nenhum local, o arroio não saiu do seu leito. Enviei uma foto para o governador Eduardo Leite agradecendo”, relata o prefeito.

Conforme o titular da Sedur, Marcelo Caumo, o Governo do Estado está atuando de forma intensa para remover os sedimentos de arroios e pequenos rios em parceria com os municípios. “São ações essenciais de prevenção, que garantem melhor vazão dos cursos d’água e ajudam a reduzir significativamente o risco de alagamentos. Estamos vivendo um mês de chuvas intensas e, nos locais onde os serviços do Desassorear RS estão avançados ou já foram concluídos, temos recebido muitos relatos positivos das comunidades e das prefeituras”, destacou

O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.