• LAJEADO

Recuperação do Valão terá investimento de R$ 10 milhões

Construído entre as décadas de 1980 e 1990, o sistema canaliza o Arroio do Engenho e apresenta diversos problemas estruturais


Por Eloisa Silva

Quinta-feira, 26 de junho de 2025 ás 14:39

Atualizado segunda-feira, 25 de agosto de 2025 ás 19:22

Avenida Décio Martins Costa,
Avenida Décio Martins Costa, "Valão" (Foto: Gabriel Santos)

Com histórico de inundações frequentes, o trecho conhecido como Valão, na Avenida Décio Martins Costa, em Lajeado, será contemplado com obras de recuperação. O investimento de R$ 10 milhões, repassado pelo governo federal, permitirá a duplicação das tubulações do sistema de drenagem pluvial subterrânea. A medida busca resolver um dos principais pontos de alagamento da cidade.

Construído entre as décadas de 1980 e 1990, o sistema canaliza o Arroio do Engenho e apresenta diversos problemas estruturais, como desmoronamentos e estreitamento da passagem. Conforme o vice-prefeito de Lajeado, Guilherme Cé, a situação se agravou com as intervenções realizadas pela CCR na BR-386, que aumentaram a vazão de água na região. “Começou a escoar mais água para a parte baixa, onde o Arroio do Engenho é praticamente o Rio Taquari, gerando rápidos transbordamentos”, explica.

Segundo Cé, o projeto está em fase de finalização. Ele destaca que, de acordo com o cálculo hidrológico, a obra deve solucionar o problema. O processo de licitação deve ser aberto nos próximos meses, e a previsão é de que a execução leve mais de um ano. “Não é uma obra simples. Exige a abertura da via e vai gerar transtornos, mas mais do que isso, contempla também a readequação da estrutura urbana da avenida”, ressalta.

Vice-prefeito de Lajeado, Guilherme Cé (foto: Rodrigo Gallas)

Usada como via alternativa para acesso a diversos bairros e à própria rodovia, a Avenida Décio Martins Costa também passará por requalificação do pavimento. A pedido da prefeita Gláucia Schumacher, será utilizado piso intertravado (bloquete), considerado mais ecológico e com maior capacidade de absorção da água da chuva.

Acompanhe a entrevista na íntegra: 

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia relacionada encontrada.