Lajeado receberá um piloto do projeto GURITech, que tem como objetivo formar jovens de 18 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade socioambiental, para atuar em soluções tecnológicas voltadas à resiliência climática e à resposta a desastres. O projeto é uma iniciativa da Codex, empresa gaúcha especializada em governança de dados e mudanças climáticas, e foi lançado oficialmente na quarta-feira, 20, durante o Codex Experience, em Porto Alegre.
Em parceria com o Governo do Estado do RS, Univates, Fiergs, Microsoft, Prefeitura de Porto Alegre e Govtech Lab, o GURITech prevê a formação técnica em áreas como inteligência de dados, internet das coisas, geotecnologias, inteligência artificial e digital twins.
O piloto em Lajeado contará com o apoio da Univates, que já identificou mais de 350 estudantes impactados diretamente pelas enchentes e interessados em retomar a trajetória formativa. A formação terá duração de seis meses e será direcionada a jovens das áreas de tecnologia, arquitetura e engenharias. Além da capacitação prática, os participantes contarão com mentoria, workshops, atividades em rede e inserção em banco de talentos.
“Transformar um problema social em uma oportunidade de futuro foi o que nos moveu. Vamos trabalhar talentos do presente para prepará-los como profissionais do futuro, usando a tecnologia como ferramenta para enfrentar os desafios climáticos”, afirmou Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex.
“Um dos grandes desafios que enfrentamos durante as emergências aqui no Estado foi justamente a ausência de mão de obra qualificada para responder com agilidade. Precisamos de profissionais que consigam revisar planos diretores, propor soluções, atuar com conhecimento técnico”, complementou Marjorie Kauffmann, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS.
Durante o lançamento, Cíntia Agostini, vice-reitora da Univates, destacou a importância do projeto para a reconstrução e permanência da juventude na região: “Vivemos a maior catástrofe climática do Brasil. Como universidade comunitária, é nosso papel estar ao lado da população, entregando conhecimento com seriedade e formando pessoas capazes de traduzir a tecnologia em decisões que mudem a realidade ao nosso redor”.
Codex Experience
Promovido pela Codex, o Codex Experience reuniu em Porto Alegre especialistas e gestores públicos de diferentes partes do país para discutir o papel das soluções tecnológicas na preservação ambiental, na modernização da gestão urbana e no enfrentamento à crise climática. Foram três países, 14 estados e 42 cidades representadas.
A programação incluiu representantes da Microsoft, da Infra SA, do Ibama e da Coalizão Under 2, além de autoridades e técnicos de estados como São Paulo, Minas Gerais, Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
Entre os temas discutidos em painéis e palestras, estão IA e Big Data como ferramentas de modernização ambiental; uso de dados para respostas a desastres naturais; transformação digital nos setores de infraestrutura e gás; financiamentos ambientais e climáticos e governança ambiental e mercado de carbono.
Sobre a Codex
A Codex desenvolve soluções baseadas em inteligência de dados para apoiar instituições públicas e privadas na tomada de decisões estratégicas em áreas como mudanças climáticas, meio ambiente, governança de dados, cidades, infraestrutura e gás. Presente em mais de 16 estados brasileiros e com projetos em seis países, suas soluções já impactaram mais de 140 milhões de cidadãos, com mais de 20 milhões de dados processados.